A marca é um dos pilares mais significativos de uma organização que pensa no sucesso. Entender a sua importância é fortalecer o diálogo entre a instituição e o mercado.
O trajeto das atuais logomarcas teve início na revolução industrial, onde tudo passou a ser pensado e produzido com mais velocidade e quantidade.
No entanto, não podemos nos esquecer da grande mola propulsora que foi a modernização (mecânização) dos meios de transporte.
A facilidade de ir e vir fez toda a diferença no estilo de vida das cidades (grandes ou pequenas).
COMO SURGE A MARCA?
A criação da marca passa por um processo de conceituação. Todas as idéias e ideais do empreendedor devem ser avaliadas e pomderadas no desenvolvimento iconográfico.
A simbologia e a grafia da marca são o primeiro contato com público. A tipografia dialoga por meio das formas, as cores criam relação com texturas, cheiros e gostos.
Essa identificação é intensificada após o consumo do produto/serviço e é assim que a mágica do marketing acontece.
Por isso a concepção ou a ideia sobre o nicho de mercado e o sistema como será operacionalizado é de suma importância para a concepção do layout da logomarca. Entender e sintetizar o ponto de vista da instituição, mas tendo total domínio do público-alvo pontencial é a "chave mestra" da construção de uma marca.
PARA QUE SERVE O MASCOTE?
Na Grécia Antiga as estátuas de animais eram usadas como amuletos de boa sorte. Entre os séculos XIX e XX, quando os impressos publicitários surgem para propagar a produção industrial é que surgem os precursores dos atuais mascotes.
Importante frisar que nem toda empresa ou marca necessita de um mascote, mas que eles são "conquistadores" de público, isso é fato inegável. Estudos mercadológicos comprovam que o mascote bem pensado e elaborado permite maior aceitação do target (público-alvo) pelas empresas que aderem em tê-lo.
A idealização e produção de um mascote requer pesquisa e muita sensibilidade, afinal sem que percebamos o mascote acaba por se tornar a maior referência do público com a marca.